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Whey Protein Concentrado, Isolado ou Hidrolisado: qual é o melhor?


O Whey Protein é um suplemento feito a partir da proteína do soro do leite, obtida no processo de fabricação do queijo, que fornece uma grande quantidade de proteínas de alto valor biológico com baixos níveis de gorduras e rápida absorção. Muito utilizado pelos praticantes de atividades físicas, ele oferece todos os aminoácidos essenciais para a recuperação e construção da massa muscular, produção de enzimas, regularização dos hormônios, além de atuar nos neurotransmissores, contribuindo para o bom funcionamento do nosso corpo.

A utilização do Whey Protein serve para diversos objetivos, como ganho de massa muscular, emagrecimento e equilíbrio alimentar. Mas a forma como ele deve ser consumido, quantidade, dieta e exercícios que o acompanham precisam ser indicados por um especialista. Ok?

Tipos de Whey Protein

Você sabia que existem três tipos principais de Whey Protein? Isso mesmo! O produto passa por diversos processos de fabricação e filtragem e, por meio deles, é possível determinar se será Concentrado, Isolado ou Hidrolisado.

Conheça mais sobre eles:

1 - Whey Protein Concentrado

O Concentrado passa por um processo de leve filtragem e pode conter de 29% a cerca de 80% de proteínas de alto valor biológico. O restante dessa porcetagem se divide entre gorduras e carboidratos. É o tipo de Whey Protein considerado mais barato, mas é também o mais demorado quando o assunto é digestão e absorção da proteína.

É usado para dietas cujo objetivo é o ganho de massa muscular, com melhor custo benefício.

2 - Whey Protein Isolado

O Whey Protein Isolado passa por diversos processos de filtragem e, por isso, é considerado mais puro do que Concentrado. A concentração das proteínas fica em torno de 90%. Desse modo, os índices de carboidratos e gorduras em sua composição são bem pequenos.

3 - Whey Protein Hidrolisado

O Hidrolisado passa por uma filtragem minuciosa, e sua concentração proteica gira em torno de 95%, com baixos níveis de carboidratos e gorduras em sua composição. Por isso, a velocidade de absorção é maior.

Este tipo de Whey Protein é o mais caro, visto que o processo de filtragem é mais demorado. É indicado para atletas e pessoas que praticam atividades físicas pesadas em um curto espaço de tempo. Isso porque a recuperação muscular é mais rápida.

Qual o melhor Whey Protein?

Agora que já entendeu mais sobre cada tipo de Whey Protein, você deve estar se perguntando qual é o melhor? Isso dependerá de seus objetivos e necessidades para alcançá-los. Além disso, o custo benefício pode ser um ponto importante na hora de escolher qual tipo consumir.


O Concentrado é mais barato, mas a absorção da proteína é mais demorada. Já o Whey Protein Isolado e, especialmente, o Hidrolisado são mais caros, mas possuem absorção mais rápida.


Tudo vai depender, ainda, do quanto você se exercita. Atletas, por exemplo, precisam de uma rápida recuperação muscular, diferentemente de quem pratica atividades físicas em um maior espaço de tempo.


O ideal é que seus objetivos sejam apresentados para um especialista, que vai te ajudar a definir a quantidade e o qual tipo de Whey Protein é mais indicado para você, além de prescrever uma dieta e as atividades físicas adequadas.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Me conte aqui nos comentários ou entre em contato pelos números (31) 3646-0416 ou (31) 99780-1872.


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