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Suplemento de HMB, promove aumento de massa muscular

É comum que muitos pacientes busquem melhorar a performance nos esportes de uma maneira mais natural e saudável, a fim de aumentar a massa muscular, reduzir a gordura e alcançar o corpo desejado.

Seja para ganhar massa muscular ou simplesmente melhorar o desempenho nas atividades, o uso de suplementos nos treinos acaba sendo bem-vindo e às vezes até necessário.

Neste caso, a maior dificuldade é fazer a escolha certa para atingir os resultados esperados. Hoje em dia existe uma variedade de opções disponíveis no mercado, mas nem todas são capazes de trazer benefícios para a síntese muscular.

Hoje vamos falar sobre o uso do suplemento de HMB, o hidroximetilbutirato de cálcio. O HMB é um produto natural do nosso metabolismo e está presente também em alguns alimentos como o leite, o abacate, a couve-flor, os aspargos e a toranja.

Sua principal função é proteger o tecido muscular do catabolismo (quebra) e promover o aumento de massa magra, estimulando a hipertrofia desse tecido. Além disso, o HMB apresenta um efeito positivo sobre a quebra de gordura e produção de energia dentro das células.

Com isso, o suplemento pode promover uma hipertrofia muscular rapidamente perceptível nos pacientes, bem como aumentar a força muscular, reduzir a porcentagem de gordura corporal e auxiliar no controle de danos provocados por atividades de alta intensidade e diminuir o tempo de recuperação entre os treinos.

O HMB pode ser usado tanto por adultos que desejam otimizar o treinamento para ganho de massa magra, quanto por idosos que buscam diminuir a perda muscular que acontece durante o processo de envelhecimento.

Um estudo recente realizado por pesquisadores chineses investigou os benefícios da suplementação de HMB associada a uma dieta hiperproteica na melhora dos índices de massa muscular, força e gordura intramuscular de pessoas idosas.


Os voluntários foram acompanhados durante 12 semanas com suplementação diária de 3g de HMB e comparados com um grupo que recebia a mesma dieta hiperproteica, porém sem a suplementação de HMB.


Para mensurar a massa muscular e gordura intramuscular, os pesquisadores utilizaram a ressonância nuclear magnética (MRI). Os resultados mostraram que a suplementação de HMB durante 12 semanas na dose de 3g por dia promoveu aumento de massa muscular de membros inferiores, aumento de força e uma importante redução da gordura intramuscular de indivíduos idosos.


Os dados obtidos no estudo reforçam a importância da utilização da dose adequada de nutrientes essenciais não somente para melhorias estéticas e de condicionamento físico, como para possibilitar melhor qualidade de vida para indivíduos de idade mais avançada, desacelerando a sarcopenia (perda de massa muscular).


Entre os contras do uso do HMB na suplementação, identifica-se o aumento dos níveis de cálcio do organismo e aumento do risco de pedra nos rins em pessoas susceptíveis. Portanto, nada de começar a fazer suplementação por conta própria, tá bem?


A suplementação alimentar não é recomendada para qualquer pessoa, em qualquer situação. Toda suplementação deve ser realizada sob orientação de um profissional habilitado, que considera uma avaliação do paciente, levando em conta os hábitos de vida e possíveis fatores de risco.


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