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  • dragisele

Sopa de ossos: benefícios que vão te surpreender!


Você sabia que, além de carnes, verduras e legumes, dá para aproveitar os ossos dos animais para preparar um prato riquíssimo em nutrientes? Isso mesmo, a sopa de ossos, ou caldo de ossos, como também é conhecida, pode complementar a alimentação e até o cardápio de dietas. Por ser altamente nutritiva, a sopa traz inúmeros benefícios.


A sopa de ossos é rica em colágeno, uma proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, que está presente em diversas partes do corpo de animais vertebrados, como nos ossos, na pele e na cartilagem.


Com o passar dos anos, como resultado de um processo natural de envelhecimento do nosso corpo, vamos perdendo essa proteína pouco a pouco. A perda se manifesta na elasticidade da pele e na degradação da cartilagem das articulações, por exemplo. Com isso, o consumo de colágeno se torna ainda mais essencial.


Entre os principais benefícios da sopa de ossos, podemos citar:

Manter a saúde das articulações, por conter substâncias (glicosamina e condroitina) que formam a cartilagem e que previnem a osteoartrite;


🦴Diminuir a inflamação do organismo, por ser fonte de ômega-3;


🦴Proteger os dentes e ossos, por ser rica em cálcio, fósforo e magnésio;


🦴Ajudar no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e é pouco calórica;


🦴Ajudar a manter pele, unhas e cabelos saudáveis;


🦴Prevenir a ansiedade e a depressão, por ser rica em glicina, um aminoácido que melhora o funcionamento do cérebro;


Não tem como falar sobre os benefícios da sopa de ossos, sem deixar de passar a receita, não é mesmo?


Sopa de Ossos

🍲Ingredientes:

  • 1 a dois quilos de ossos de boi, frango ou porco

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;

  • alho e cebola a gosto;

  • Sal a gosto;

  • Água o suficiente para cobrir os ossos.

Modo de preparo:

Primeiro coloque os ossos em uma panela, cubra com água e adicione o vinagre, deixando a mistura descansar por aproximadamente 1 hora. Leve ao fogo alto até ferver e em seguida retire toda a espuma que se formar na superfície. Com a temperatura reduzida, acrescente os vegetais e deixe o caldo cozinhar de 4 a 8 horas. Quanto mais cozinhar, mais concentrado e rico em nutrientes o caldo ficará.

Para garantir os benefícios da sopa de ossos, recomenda-se que se tome diariamente uma concha durante o almoço e uma concha durante o jantar.


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