Buscar
  • dragisele

Série Hormônios e Obesidade: Menopausa



Menopausa é o nome dado à última menstruação da mulher, que ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos, durante o climatério, período que marca a transição de sua fase reprodutiva para a não-reprodutiva.


Esta transição é caracterizadas por muitas alterações hormonais, trazendo diversas consequências físicas e emocionais para a mulher. Uma das transformações que frequentemente acontece é o ganho de peso.


Aumento do peso na menopausa


Muitas mulheres têm dúvidas a respeito do ganho de peso após a última menstruação. Afinal, a menopausa engorda?


A menopausa está associada à uma série de modificações que favorecem o acúmulo de gordura no nosso corpo. Uma destas modificações é a diminuição da taxa metabólica basal.


A taxa metabólica basal, de forma simplificada, é a quantidade de energia que o nosso corpo gasta quando estamos em repouso, simplesmente para manter suas funções básicas, como a respiração, o funcionamento do intestino e os batimentos do coração, por exemplo. Esta taxa metabólica representa entre 60 e 75% do nosso gasto energético total. No entanto, à partir dos 30 anos, ela começa a diminuir gradativamente e, após os 40 anos, esta diminuição passa a ser mais intensa.


Além disso, a redução da produção de estrogênio e testosterona, característica do período no qual se insere a menopausa, favorecem o acúmulo de gordura na região abdominal, a perda de massa magra e o aumento de massa gorda, fatores que, por sua vez, também contribuem para a diminuição do gasto calórico basal.


Isto significa que, se a mulher mantiver exatamente o mesmo estilo de vida após a menopausa, ela terá uma tendência a ganhar entre 2 e 4 kg num período de 3 anos, devido aos fatores citados acima. Entretanto, após os 40 anos é muito comum que as pessoas diminuam a prática de exercícios físicos e descuidem um pouco da alimentação, mudanças de hábito que levam ao aumento de peso, intensificado pelas outras alterações deste período.


Como impedir o ganho de peso na pós-menopausa


A opção por um estilo de vida saudável antes e pós-menopausa pode fazer muita diferença na manutenção do peso ideal após este período.


Por isto, procure manter uma rotina saudável, com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, com o acompanhamento nutricional realizado por um profissional capacitado. Estas atitudes já fazem diferença hoje, e farão ainda mais após a menopausa


44 visualizações0 comentário