Buscar
  • dragisele

Semaglutida: o medicamento que faz perder peso

Atualizado: Mar 10


Recentemente, um medicamento indicado para tratamento de Diabetes tipo 2, a Semaglutida, ganhou repercussão pelos resultados de perda de peso que proporcionou aos participantes de grupos de teste do remédio para o tratamento da obesidade. O uso para essa finalidade pode ser sim feito, mas é preciso que haja prescrição médica. Ou seja, nada de comprar o medicamento por conta própria, ok?!


Neste texto, vou te contar mais sobre o uso da Semaglutida para o emagrecimento, e quais seus riscos e benefícios.


O medicamente Semaglutida


No Brasil, a Semaglutida foi lançada em 2019 para o tratamento de pessoas diabéticas. Assim, como qualquer outro medicamento, o uso deve ser indicado por um especialista que conheça o histórico do paciente. Além disso, é preciso que o tratamento seja acompanhado de perto pelo profissional para que não haja problemas relacionados ao uso.


A Semaglutida deve ser usada semanalmente de forma injetável. Ela tem hormônio GLP-1, que aumenta a secreção de insulina, fator pelo qual é indicada para o tratamento da Diabetes.

Além disso, o GLP-1 tem a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico, reduzindo o apetite e aumentando e prolongando a sensação de saciedade. Dessa forma, ela também pode ser prescrita para pacientes que estão em busca da perda de peso, mas de forma cautelosa e criteriosa.


É sempre importante ressaltar que, antes de prescrever qualquer medicamento, o profissional precisa entender o histórico do paciente.


Pesquisa relaciona a Semaglutida ao emagrecimento


Um estudo, considerado revolucionário, mostrou que as pessoas perderam peso corporal considerável com o uso da Semaglutida. Segundo a análise, o medicamento, que reduz o apetite e dá sensação de saciedade, ajuda muito na perda de peso, especialmente quando associado à prática de atividade física e dieta balanceada.


A média de perda de peso dos indivíduos analisados foi de 15%. Além disso, quase 90% perderam, pelo menos, 5% do peso; cerca de 70% perderam 10%; metade perdeu 15%; e ⅓ perdeu mais de 20%, porcentagem semelhante ao que se perde com uma cirurgia bariátrica.

A pesquisa indica que a Semaglutida pode ser um medicamento muito importante para o tratamento da obesidade, visto que os resultados foram bem superiores aos observados com a adoção de outros medicamentos.


O estudo está na fase 3, e ainda vai avaliar se a Semaglutida pode também reduzir riscos cardiovasculares.


A Semaglutida pode ser indicada para emagrecer?


A resposta é sim! Mas, mais uma vez, o medicamento só deve ser usado com prescrição médica. No caso do uso da Semaglutida para o emagrecimento, ele é feito em condição off label, que é quando a indicação não está na bula do medicamento. Ou seja, se você procurar por algo relacionado ao emagrecimento na bula da Semaglutida, você não vai encontrar. Mas isso não significa que ela não possa ser indicada para essa finalidade.


Riscos do uso da Semaglutida para a saúde


Dentre diversos outros fatores, a prescrição médica previne os riscos de efeitos colaterais. Antes de indicar um medicamento, o especialista vai examinar o paciente para saber a quais substâncias ele é alérgico, por exemplo.


No caso da Semaglutida, os efeitos colaterais podem ser enjoos, vômitos, diarreia e outros problemas ligados ao sistema digestivo. Mulheres gestantes e lactantes, pacientes com problemas hepáticos ou no pâncreas, pessoas com problemas relacionados à tireoide e histórico familiar de alguns tipos de câncer não devem tomar o medicamento.


Outro fator que merece destaque é a rápida recuperação do peso perdido, caso o medicamento seja suspenso. Por isso, vale ressaltar que é preciso associar outras práticas saudáveis ao uso da Semaglutida, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.


A prescrição médica é indispensável


A busca pelo corpo ideal deve ser saudável e associada à prática de atividades físicas e alimentação equilibrada. O uso de medicamentos para ajudar nesta conquista deve sempre ter acompanhamento médico. Por isso, nada de ler na internet que a Semaglutida (e qualquer outro remédio) é bom para o emagrecimento e comprar sem prescrição. Os riscos para a saúde são grandes quando não se sabe se seu organismo reagirá bem ao medicamento.


Quer saber mais sobre o uso da Semaglutida para o emagrecimento? Me mande sua dúvida nos comentários ou entre em contato pelos telefones (31) 3646-0416 ou (31) 99780-1872.


216 visualizações0 comentário