Buscar
  • dragisele

Sabia que o você come influencia na saúde do seu filho antes mesmo da concepção?


Você sabia que os primeiros 1000 dias de vida são determinantes e têm um papel fundamental na vida do ser humano? Pesquisas indicam que o cuidado com a saúde nesse período, investindo em uma boa nutrição, ajuda a garantir um futuro mais saudável, melhorando as habilidades cognitivas, motoras e sociais dos indivíduos. Também chamado de “janela de oportunidade”, os benefícios dos 1000 dias são para toda a vida, até a velhice.

Os 1000 dias

Momento importante para mamães e bebês, os 1000 dias englobam a gravidez, a gestação e a amamentação, indo até os 2 anos de vida da criança. Dentro desse período, a nutrição adequada e a alimentação saudável são fundamentais, podendo reduzir os riscos de doenças crônicas.

São considerados 1000 dias a soma dos números:

  • 270 dias de gravidez

  • 365 dias de 0 a 12 meses

  • 365 dias de 1 a 2 anos

Vale ressaltar que é muito importante contar com o acompanhamento médico para garantir que todos os nutrientes estejam em níveis adequados para o bom funcionamento do organismo. Em alguns casos, pode ser preciso a introdução de suplementos alimentares para suprir as necessidades nutricionais.

A Academia de Nutrição e Dietética (AND, Academy of Nutrition and Dietetics) considera que suplementos de micronutrientes são necessários quando os requisitos nutricionais não são atendidos apenas por meio da dieta ou em casos de maiores necessidades secundárias ao crescimento, como na gravidez e na amamentação”. (Trecho do livro “Além da nutrição: o impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações”, resultado do trabalho realizado por profissionais da saúde, com o reconhecimento científico da Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN - e apoio da Bayer).


A alimentação durante a gestação

O período de gestação não é momento para restrições alimentares e dietas. Quanto mais tipos de nutrientes, melhor para a mamãe e para o bebê. Então, variar o cardápio, com frutas, carnes e vegetais é fundamental.

Vale destacar, ainda, que manter uma alimentação saudável, evitar doenças, como diabetes gestacional e anemia, e desconfortos que podem ocorrer no período da gravidez.

Alimentos que devem estar no dia a dia das gestantes

Durante a gestação, a necessidade de consumir nutrientes se intensifica, especialmente para ajudar no desenvolvimento do bebê. Alguns alimentos são fundamentais nesse período. São eles:

  • Alimentos ricos em cálcio: são responsáveis pela formação dos ossos e dentes. Além disso, auxiliam no desenvolvimento de nervos e músculos do bebê. Nesta lista, estão: leite e derivados, couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha em lata e feijão.

  • Alimentos ricos em Vitamina D: esta vitamina ajuda na absorção e fixação do cálcio. Além da exposição ao sol, alguns alimentos são ricos em Vitamina D, como ovos e alguns tipos de peixes.

  • Alimentos ricos em ferro: estes alimentos são fundamentais para evitar que a gestante tenha anemia, que é a insuficiência de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue. Além disso, o ferro ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Feijão, grão de soja e fígado são alguns alimentos ricos neste nutriente.

  • Alimentos ricos em carboidratos: Pães, batata, arroz e massas estão nesta lista. Os carboidratos são responsáveis por fornecer as calorias necessárias durante a gestação, evitando que as proteínas sejam “obrigadas” a serem utilizadas como fonte de energia.

  • Alimentos ricos em ácido fólico ou vitamina B9: durante a gestação, é muito importante o consumo de alimentos ricos neste nutriente. É encontrado em frutas, como laranja, morango e banana, vegetais verde-escuros, abacate, nozes e castanhas. A ausência do ácido fólico pode causar problemas graves de formação neurológica no bebê.

  • Alimentos ricos em proteínas: este nutriente é fundamental para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê. Carnes, ovos, ervilhas, grão-de-bico e nozes estão nesta lista.

Conclusão

Entendeu como a alimentação saudável durante os 1000 dias é fundamental para toda a vida? Lembre-se de que ter um profissional da saúde de confiança e realizar exames e consultas de rotina é imprescindível.

Tem dúvidas sobre o assunto? Me manda aqui nos comentários. Vai ser um prazer esclarecê-las.