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  • dragisele

Quem tem mais riscos de sofrer com a deficiência de vitamina C


A vitamina C (ácido ascórbico) é um poderoso antioxidante, essencial para formação dos ossos, da pele e do tecido conjuntivo. Além de retardar o envelhecimento celular, ela auxilia o organismo a absorver o ferro necessário para criar os glóbulos vermelhos do sangue e é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.


São inúmeros os benefícios da vitamina C para a saúde é importante ficar atento aos sinais de quando a vitamina está em baixa no organismo: cansaço, dificuldade de concentração, queda de cabelo e até deformações ósseas em crianças são alguns dos sintomas. A falta de vitamina C pode levar ao ressurgimento do escorbuto, uma doença que é rara hoje em dia, e manifesta-se através de sintomas como hemorragia nas gengivas e degeneração dental. O tratamento deve ser realizado com a suplementação da vitamina, que deve ser sob supervisão.


O grupo que apresenta maior risco de deficiência de vitamina C, inclui bebês que são alimentados apenas com leite de vaca ou bebidas à base de plantas durante o primeiro ano de vida, mulheres grávidas e lactantes. Indivíduos com doenças do intestino delgado, como Crohn, Whipple e doença celíaca, bem como aqueles que se submetem à cirurgia de redução do estômago, também estão em risco. Alguns fatores que contribuem para a deficiência de vitamina C incluem: alcoolismo, algumas dietas restritivas, uso abusivo de cigarros, tireotoxicose, anorexia nervosa ou anorexia devido a outras doenças, como AIDS ou câncer e Diabetes tipo 1.


A principal forma de obter a vitamina C é por meio da alimentação. Consumir alimentos ricos no micronutriente é uma necessidade diária, afinal, essa substância é eliminada aos poucos pela urina. Brócolis, couve (especialmente crua), pimentão amarelo, tomate, frutas como acerola, laranja, limão, morango e kiwi são alguns alimentos ricos nesse nutriente. Sempre que possível, os alimentos devem ser consumidos de preferência frescos para que o organismo tenha melhor aproveitamento da vitamina.

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