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  • dragisele

Qual é o melhor horário para treinar?

Não está acostumado a acordar muito cedo? Ou tem dificuldade de fazer atividade física pela manhã por conta do trabalho? De acordo com um estudo recente publicado pela The Physiological Society, os treinos realizados à tarde podem levar melhores resultados para algumas pessoas.


A pesquisa analisou homens com diagnóstico de diabetes tipo 2 e que tinham risco de ter a doença. O resultado mostra que os participantes que se exercitaram à tarde tiveram mais benefícios metabólicos do que os participantes que se exercitaram pela manhã. Em comparação, o grupo que se exercitou à tarde também apresentou efeitos mais positivos no desempenho das atividades e maior perda de massa gorda.


Segundo os pesquisadores, ainda não se sabe exatamente o motivo pelo qual o treinamento à tarde pode apresentar melhores resultados. Embora acredite-se que haja uma combinação de fatores relacionada à fisiologia humana e o tempo biológico, são necessárias mais pesquisas sobre o tema.


“Nosso corpo tem um relógio biológico e ele regula muitos processos no corpo e esses processos têm um ritmo”, disse o autor do estudo, Patrick Schrauwen, professor de “Aspectos metabólicos do diabetes tipo 2” na Universidade de Maastricht, na Holanda.

O corpo humano tem um relógio biológico que auxilia na regulação do metabolismo e de muitos processos no nosso corpo. Alguns dos ritmos mais conhecidos desses processos são a pressão arterial e a temperatura corporal. Nossos relógios biológicos afetam não somente o metabolismo, como também a maneira que os nossos corpos queimam gordura ou carboidratos em determinados momentos.


A pesquisa mostra também que a prática de exercícios podem proporcionar um sono de melhor qualidade. Exercitar-se à tarde ou à noite não compromete os horários de sono, mas a malhação deve acontecer pelo menos 90 minutos antes de ir dormir.

Para aqueles que buscam maior desempenho, força e potência, o período da tarde ainda está em primeiro lugar.


É fundamental consumir proteína após o treino, mas vale ressaltar que o momento exato da refeição após o exercício pode ser flexível também. Não sinta necessidade de comer algo imediatamente após uma caminhada.


Quando treinamos de forma consistente em um determinado horário do dia, começamos a nos adaptar a isso. A constância é mais importante do que o momento escolhido ou até mesmo o tempo de atividade praticado.


Sacrificar o sono para treinar cedo não é indicado, afinal a qualidade geral do sono é mais importante do que fazer treinos extras. Uma dica é priorizar uma boa noite de sono e identificar qual é o melhor horário da sua rotina para fazer atividade física.


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