Buscar
  • dragisele

Quais as indicações para uso do implante hormonal


Inicialmente, os implantes hormonais eram usados somente como métodos anticoncepcionais, porém, com o passar dos anos, começaram a ser usados com indicações que vão além de controlar o período reprodutivo da mulher. O implante hormonal pode oferecer benefícios no tratamento de determinadas disfunções.

O método é aconselhado principalmente para pacientes que têm indicação de reposição hormonal, como mulheres na menopausa ou em tratamento para a endometriose.

Também é indicado no tratamento de inflamações causadas por distúrbios endócrinos, em casos de pacientes com algum nível de insuficiência adrenal ou com estresse excessivo, desânimo, indisposição, a fim de equilibrar a liberação do hormônio cortisol no organismo.


É por meio da reposição hormonal e equilíbrio metabólico, que é possível perceber a redução dos efeitos da tensão pré-menstrual (TPM), redução de celulite, aumento de massa muscular, emagrecimento, melhora na qualidade do sono, melhor controle do estresse, humor, melhora de ansiedade e depressão, aumento da libido, entre outros.

Em relação às suas características, os implantes hormonais são pequenos bastonetes bioabsorvíveis que são aplicados sob a pele, normalmente na região interna do braço. O dispositivo é minúsculo, tem cerca de meio centímetro e tem durabilidade entre seis meses e um ano.

Eles são carregados de hormônios que podem variar entre gestrinona, testosterona, progesterona e estradiol, entre outros. Os implantes liberam hormônio no organismo, de acordo com sua necessidade.

A reposição hormonal com uso de testosterona, estrogênio e progesterona, apresenta menos efeitos colaterais, pois utilizam doses menores para obter o mesmo efeito que a normalmente utilizada em outros métodos de reposição hormonal. Por se tratar de hormônios bioidênticos, a atuação é mais natural e eficiente no corpo.

Você já ouviu falar no “Chip da Beleza”?

Alguns implantes hormonais ficaram conhecidos equivocadamente como chips de beleza.

Como citado anteriormente, esse hormônio é responsável por auxiliar na melhora da pele, na perda de peso e em melhores resultados nos treinos de academia. Entretanto, ele também pode apresentar alguns efeitos colaterais, como acne, retenção de líquidos e alteração da voz, entre outros.

Vale ressaltar que o tratamento com implante hormonal é personalizado e a fórmula deve ser prescrita por um médico de acordo com os sintomas e as necessidades particulares de cada paciente.


7 visualizações0 comentário