Buscar
  • dragisele

Precisamos falar de segurança alimentar


Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar que somos aquilo que comemos, não é mesmo? Pois bem, essa expressão faz total sentido, afinal nossa saúde está intimamente ligada à qualidade dos alimentos que escolhemos para o cardápio de todas as refeições que realizamos durante o dia.


Esse ponto é tão importante que ganhou um dia especialmente para lembrar da segurança alimentar. Neste texto, vou falar sobre a importância de optar por alimentos de boa qualidade, a escolha de locais confiáveis para realizar suas compras e muito mais.

Boa leitura!

O que é a segurança alimentar?

A segurança alimentar é definida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como uma situação em que as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico, social e econômico a recursos suficientes, seguros e alimentos nutritivos. Tudo que atenda a necessidade dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável.


Discutir esse assunto é muito importante, especialmente neste momento em que é possível observar o aumento do consumo dos alimentos ultraprocessados. Alimentos esses que podem trazer grandes prejuízos para a saúde.

O cuidado com os alimentos

A preocupação com uma boa alimentação precisa começar no momento em que compramos os ingredientes para as nossas refeições. É muito importante se atentar em adotar algumas práticas, como: comprar em estabelecimentos confiáveis; e quando possível, optar por alimentos de origem orgânica.


Outro ponto que é preciso se atentar é com a validade dos alimentos. Essa prática ajuda a evitar possíveis infecções alimentares, dentre outros problemas. Além disso, não deixe de conferir a integridade das embalagens. Se elas não estiverem totalmente intactas, não é recomendado que seja utilizada ou comprada. Ok?


A higienização dos alimentos também é um fator muito importante, já que eles estão sujeitos à contaminação durante todo o ciclo até chegar à sua mesa

Descascar mais e desembalar menos

A escolha por alimentos saudáveis traz diversos benefícios para a manutenção de uma boa saúde. Para isso, é muito importante priorizar a inclusão de alimentos que tenham uma composição nutricional mais balanceada.


Uma boa dica que deve ser levada em consideração é: adotar o lema “descascar mais e desembalar menos”. O que isso quer dizer? Priorize o preparo das refeições em casa e evite o consumo de alimentos industrializados.


Aposte na ingestão de mais frutas, legumes e verduras. Se possível, de procedência orgânica. Por mais que estejamos enfrentando uma rotina cada vez mais cansativa, é importante que se crie o hábito de preparar todos os pratos que são consumidos durante o dia.


Vale ressaltar que é fundamental que os alimentos sejam saudáveis e com rico valor nutricional. Uma alimentação adequada está diretamente relacionada ao aumento da sensação de vigor e disposição a médio e longo prazo.


Por fim, uma boa alimentação é sinônimo de mais saúde e muito mais qualidade para a nossa vida e para o nosso organismo. Comer bem garante mais energia, melhoria do sistema imunológico e previne várias doenças.


Quer saber mais sobre este e vários outros assuntos? Entre em contato comigo! Será um prazer atender você e tirar todas as suas dúvidas.


17 visualizações0 comentário