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Jejum intermitente ajuda melhorar perfil metabólico



O jejum intermitente é uma estratégia alimentar muito comum que consiste na alternância de períodos de jejum, com janelas de alimentação. Percebe-se que há um frequente aumento de pacientes interessados pelo método, que além de auxiliar no emagrecimento, promete trazer benefícios para a saúde. O jejum intermitente também tem sido estudado no meio acadêmico e muitos profissionais têm utilizado essa estratégia para melhora do perfil metabólico dos pacientes e no tratamento da obesidade.


Nesta estratégia, o período no qual a pessoa se alimenta é restringido a menos de 12 horas durante o dia, podendo chegar a intervalos de até 24 a 48 horas de jejum, em alguns casos específicos.


Estudos realizados em animais e alguns estudos em humanos, apontam que a prática do jejum com ausência de déficit calórico durante a janela alimentar, foi suficiente para reduzir os níveis elevados de lipídios no sangue (dislipidemia), o peso corporal, a hipertensão e a intolerância à glicose. Os pacientes desses estudos tiveram uma redução de 7% a 22% do seu consumo calórico diário.

O jejum intermitente também tem apresentado vantagens na prevenção de doenças metabólicas causadas pela obesidade. É uma prática simples de seguir e que exige menos matemática do que a contagem de calorias, além de oferecer a capacidade de melhorar a qualidade do sono e diminuir o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e obesidade.


Atualmente outros estudos estão sendo feitos com amostragem populacional maior e por mais tempo. Enquanto isso, vale ressaltar algumas dicas para manter hábitos mais saudáveis, que podem auxiliar no emagrecimento e são essenciais para melhorar a qualidade de vida:

  • Ser consistente;

  • Parar de se alimentar três horas antes de ir para a cama;

  • Escolher uma janela alimentar que seja pelo menos uma hora após se levantar e três horas antes de dormir, assim os picos diários de melatonina não interferem na absorção do alimento;

  • Tentar se alimentar durante o mesmo horário todos os dias;

  • Dormir diariamente no mesmo horário;

  • Comer sempre o mais cedo possível, assim quando abrir a janela.

A prática do jejum intermitente incentiva pessoas que estão tentando perder peso e viver uma vida mais saudável, a prestarem mais atenção no que comem e em que momento então comendo, ou seja, a monitorarem o horário do sono e a qualidade da sua alimentação. A estratégia pode ser adequada a qualquer pessoa saudável. Mas é importante ressaltar que, antes de começar a fazer o jejum, deve-se buscar orientação profissional, que solicitará exames para analisar as condições metabólicas de cada paciente.


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