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  • dragisele

Fazer atividade física em jejum é bom ou ruim?


Fazer atividades físicas em jejum é um assunto que gera muitas dúvidas. Afinal, essa prática é boa ou ruim? A resposta é: isso vai depender da tolerância de cada pessoa. Eu, por exemplo, treino pela manhã em jejum. Tomo apenas café com óleo de coco, antes e depois, almoço.

Vale destacar que esse questionamento é muito frequente, já que é comum que os praticantes de atividade física optem por treinar logo depois de acordar. E, por isso, muitas vezes, eles não se alimentam antes do treino.

A recomendação é comer alimentos ricos em carboidratos (aproximadamente 30% do consumo diário) e proteínas na noite em que antecede a prática dos exercícios. E, após o treino da manhã, não deixe de comer uma refeição completa.

Estudo indica que treinar em jejum pode emagrecer

Existem estudos que buscam entender os benefícios de treinar em jejum. Um deles foi realizado por cientistas da saúde das universidades britânicas de Bath e Birmingham. A pesquisa foi publicada em outubro de 2019, no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, e apontou que se exercitar antes do café da manhã pode beneficiar a saúde das pessoas. Além disso, a prática em jejum pode potencializar a queima de gordura e contribuir para o controle do açúcar no sangue.

Lembrando que é importante respeitar os limites do seu corpo. Nem todo mundo consegue ficar bem treinando sem se alimentar. Ok? Algumas pessoas têm um desempenho menor e podem, inclusive, ter sintomas de hipoglicemia, que é provocada pela baixa de açúcar no sangue.

Voltando ao estudo, os pesquisadores acompanharam dezenas de homens com sobrepeso ou obesidade e que eram sedentários. Os indivíduos que se exercitavam antes do café da manhã queimaram duas vezes a quantidade de gordura, em comparação com aqueles que se exercitavam após uma refeição da manhã.

A pesquisa indicou também que os indivíduos que se exercitavam após jejuar durante a noite mostraram níveis mais baixos de insulina durante o exercício.

Acompanhamento médico e o treino em jejum

Antes de começar a praticar atividades físicas, é muito importante consultar um especialista para garantir que está tudo certinho com seu organismo. A realização de exames e a indicação de uma dieta adequada vão ajudar você a conquistar seu objetivo com saúde e alta performance.

Além disso, quando optar por treinar em jejum, consulte seu médico. Dessa forma, você vai entender melhor quais os cuidados que devem ser tomados para que tudo corra bem.

Tem dúvidas sobre treinar em jejum ou não? Me mande aqui, nos comentários, ou entre em contato pelos telefones (31) 3646-0416 ou (31) 99780-1872. Será um prazer esclarecê-las.


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