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Entenda a importância das vitaminas do complexo B



As vitaminas são nutrientes responsáveis por garantir o crescimento celular e intermediar diversas reações metabólicas, entre outras funções. Neste grupo, merecem destaque as vitaminas do complexo B.


Trata-se de um conjunto de substâncias hidrossolúveis que não são produzidas em grande quantidade pelo organismo. Por isso, elas devem ser obtidas por meio da alimentação. Conheça, a seguir, cada uma delas e entenda a importância das vitaminas do complexo B para a nossa saúde.


Vitamina B1

Também chamada de tiamina, a vitamina B1 participa de muitos processos no sistema nervoso, participa das defesas influência ações como controle do estresse e tonicidade muscular. Ela está presente em alimentos como:

fígado;

peixe;

couve e espinafre;

castanha, amêndoa e amendoim;

gema de ovo e

feijão.


Vitamina B2

A vitamina B2, ou riboflavina, participa da formação das células sanguíneas, combate o envelhecimento celular e atua no transporte de glicose e oxigênio para as células. Suas principais fontes são:

leite e derivados;

peixe;

brócolis;

ovo;

soja e

fígado.


Vitamina B3

A niacina, como também é conhecida a vitamina B3, participa ativamente da produção de energia no organismo e pode ser encontrada em:

carnes;

sementes;

e cereais.


Vitamina B5

A principal função deste nutriente é auxiliar na absorção de carboidratos e gorduras. O ácido pantotênico, ou vitamina B5, é encontrado em quase todos os alimentos, com destaque para:

abacate;

iogurte;

brócolis;

gema de ovo e

cereais integrais.


Vitamina B6

O metabolismo da vitamina B6, conhecida como piridoxina, depende da presença da vitamina B2 no organismo. A piridoxina tem ação anti-inflamatória, protege o sistema cardiovascular e participa da produção de serotonina e melatonina. Suas principais fontes são:

banana;

cenoura;

couve-flor e

oleaginosas.


Vitamina B7

A vitamina B7, cujo outro nome é biotina, é fundamental para o processamento das vitaminas B5, B9 e B12. Podemos garantir sua presença no organismo consumindo regularmente:

farelo de aveia;

oleaginosas;

pão integral e

leite.


Vitamina B9

Ácido fólico é a outra denominação da vitamina B9, que participa de importantes funções cerebrais, como memória e humor. Ela também é importante para o desenvolvimento do feto durante a gestação. Boas fontes desse nutriente são:

beterraba;

feijão e outras leguminosas;

laranja e

verduras escuras.


Vitamina B12

Cianocobalamina: esse é o nome oficial da vitamina B12. Ele é estranho, assim como a sua origem. Ela é produzida por bactérias presentes nos alimentos de origem animal e na nossa microbiota intestinal, permanecendo armazenada no fígado e nos músculos.

A vitamina B12 participa do metabolismo celular em todos os tecidos do organismo. Por isso, quem opta por uma dieta vegana, deve estar mais atento à saúde da microbiota, para garantir os níveis adequados desta proteína.


Conhecendo todos os tipos e as funções das vitaminas do complexo B, fica mais fácil entender por que a alimentação saudável é um dos pilares para a longevidade, não é mesmo?

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