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  • dragisele

Emagrecimento saudável: conheça mais um estudo sobre proteínas e perda de peso



A relação entre proteínas e perda de peso sempre foi intrigante, tanto para estudiosos da nutrição quanto para as pessoas em geral. De fato, uma das perguntas que mais ouço no dia a dia do consultório é: “doutora, proteína ajuda a emagrecer”?


Para ajudar a esclarecer essa questão, a ciência encontrou mais evidências de que sim, esse nutriente está relacionado com a perda de peso. Trata-se de uma notícia boa para quem está em busca do emagrecimento saudável.


Um estudo feito na Universidade de McMaster, no Canadá, e publicado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition trouxe novas contribuições a respeito da ligação entre consumo de proteína, redução de gordura corporal e aumento da massa magra.


Os pesquisadores selecionaram um grupo de 40 homens com sobrepeso e que costumavam praticar atividades físicas esporadicamente, dividindo-os em dois grupos. Um dos grupos consumiu baixa quantidade de proteína (0,36 gramas por quilo de peso corporal) e ou outro, três vezes esse valor.


Todas as refeições foram fornecidas e controladas pelos pesquisadores, que incluíram o suplemento de whey protein (proteína do soro do leite) na dieta dos participantes.


Entenda os detalhes da pesquisa


Durante um mês, todos os participantes foram submetidos a uma rotina intensa de atividades físicas seis vezes por semana. Os exercícios praticados incluíam treino intervalado de alta intensidade, circuitos de resistência e sprints.


Ao final desse período, os cientistas constataram que os dois grupos melhoraram o condicionamento físico e perderam peso. No entanto, o emagrecimento aconteceu por caminhos diferentes entre os participantes.


O grupo que consumiu maior quantidade de proteína perdeu cerca de 4,5 kg de gordura, além de ganhar aproximadamente 1,1 kg de massa muscular. Já o grupo que teve menor presença de proteína na dieta perdeu algo em torno de 3,5 kg de gordura e não teve ganho expressivo de massa muscular.


Dessa forma, os cientistas concluíram que, quando consumida na quantidade correta e sendo esse consumo aliado a uma rotina de exercícios de alto rendimento, a proteína ajuda a reduzir a gordura corporal e aumenta a massa muscular.


Novos estudos serão feitos para esclarecer o mecanismo de ação da proteína no controle de peso corporal. Mas, por hora, esse estudo reforça o conhecimento que já se tem sobre o quanto esse nutriente é importante para o emagrecimento saudável.

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