Buscar
  • dragisele

Emagrecer é diferente de perder peso


O processo de emagrecimento não é nada fácil. Quem vive desafiando a balança sabe que qualquer grama a menos é motivo para comemorar. Mas você sabia que existe uma grande diferença entre emagrecer e perder peso?


Apesar de muita gente confundir, emagrecer consiste na perda de gordura. Já a perda de peso leva em conta a diminuição do tamanho corporal como um todo, podendo, inclusive, contabilizar a perda de massa corporal (o que não é nada bom, pois significa que você perdeu músculo, massa magra).


Dá para confiar na balança?


O número na balança é um parâmetro observado, mas não o único para indicar o seu emagrecimento.


Como já mencionei, você pode ter a falsa sensação de emagrecimento, uma vez que os músculos são mais densos do que gordura. Por isso, usamos outros métodos como a bioimpedância.


Esse exame pode ser feito em consultório e fornece parâmetros precisos dos índices de massa muscular, taxa de gordura e água, além de outros dados importantes sobre a nutrição do paciente.


A medição com fita métrica do abdome também é um método bastante eficiente para medir essa perda de gordura. Mulheres devem ter uma circunferência inferior a 88 centímetros e homens 102 centímetros.


Ganho e perda de massa


Durante o processo de emagrecimento é possível ganhar massa magra, principalmente se estiver se exercitando. Isso é bastante desejável e saudável, pois o importante é justamente diminuir o percentual de gordura e aumentar cada vez mais a massa muscular.

Com o processo de envelhecimento, é normal o percentual de massa magra diminuir gradativamente. Então, a prática de atividade física é fundamental, deve ser adotada ao longo da vida e continuar na velhice. Além de ajudar a manter a forma, faz bem para saúde física e mental.


No fim das contas, minha dica é: não brigue com a balança e nem siga dietas malucas. Procure um profissional que vai planejar uma estratégia de emagrecimento personalizada. Assim, você atingirá o objetivo com segurança e saúde.


14 visualizações0 comentário