Buscar
  • dragisele

Dieta Vegana | Entenda mais sobre esse assunto


A dieta vegana está cada vez mais ganhando adeptos, seja pela busca por uma alimentação saudável ou devido a uma filosofia de vida. Outra motivação bastante comum é o fato de que os veganos causam menos impacto no meio ambiente.


Dieta vegana ou vegetariana?


A alimentação na dieta vegana é 100% vegetal, ou seja, carece de todos os alimentos de origem animal. Já a dieta vegetariana descarta o consumo de toda a carne animal (carnes no geral e até frutos do mar), mas inclui ovos, leite e derivados no cardápio.


Benefícios para a saúde


Entre os benefícios da dieta vegana para o organismo, podemos identificar:

• Aumenta a disposição;

• Melhora a digestão;

• Melhora a qualidade do sono;

• Melhora a função intestinal;

• Auxilia no controle do peso;

• Deixa a pele mais saudável, além de fortalecer unhas e cabelos;


Dieta vegana no organismo


Estudos indicam que, assim como as dietas vegetarianas, as dietas veganas apresentam um risco menor de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e câncer. A alimentação baseada apenas no consumo de alimentos naturais, como verduras, frutas, legumes, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas, reduz as mortes por infarto em 20% nas mulheres, e 31% nos homens.


Vale ressaltar que a vitamina B12 é o único nutriente ausente na dieta vegana e vegetariana, e deve ser suplementada. Nestes casos, é necessário acompanhamento médico para melhor avaliar os exames laboratoriais e prescrever a dose adequada, de forma individualizada para cada paciente.


A vitamina B12 é de extrema importância para a saúde, pois ela atua no desenvolvimento das hemácias, na manutenção dos nervos e na função cerebral. A cobalamina, como também é conhecida, é praticamente inexistente em alimentos de origem vegetal.


Embora a alimentação vegana tenha suas vantagens, antes de aderir a uma dieta como essa, é fundamental ter alguns cuidados: por exemplo, como a digestibilidade da proteína reduz em uma dieta vegana, as necessidades de proteína vegetal são ainda maiores para os veganos do que para aqueles que comem alimentos de origem animal. Por isso é crucial incluir uma fonte de proteína em todas as refeições – como feijão, tofu, nozes e sementes – inclusive no café da manhã.


Se você está pensando em parar de comer carne e de consumir produtos de origem animal mas não sabe ainda por onde começar, existem muitas maneiras de usar substitutos veganos. Você pode substituir queijos e carnes por tofu, que é um alimento produzido a partir da soja, trocar a manteiga por azeite de oliva, usar chia invés de ovo no preparo de receitas, entre outros.


Quando praticada com critério e acompanhamento médico, a dieta vegana melhora a qualidade de vida e pode promover o aumento da longevidade.


4 visualizações0 comentário