Buscar
  • dragisele

Dieta Anabólica funciona?


Já ouviu falar de dieta anabólica? Se você chutou que ela tem a ver com anabolizantes, acertou em cheio. Essa dieta foi criada pelo Dr. Mauro Di Pasquale que tinha como objetivo ajudar fisiculturistas a ganharem massa muscular através de uma alimentação específica ao invés de consumirem drogas para isso.


O intuito é fazer seu corpo queimar o máximo de gordura através do consumo de óleos e carnes. Então, o organismo não usará carboidratos como fonte de energia, mas sim o tecido adiposo, auxiliando ainda o crescimento de massa magra.


A dieta anabólica exige disciplina, pois é feita em duas etapas: a primeira com restrição de carboidratos e a segunda, com baixo consumo de gordura. Por isso, vou me antecipar dizendo que ela não serve para qualquer um. Então, não faça a adesão de qualquer tipo de prescrição alimentar sem orientação profissional.


Entenda essa dieta

Durante 12 dias, a pessoa fica proibida de consumir carboidratos. O cardápio consiste em óleos, carnes e queijos gordos. É indicado fazer de 5 a 6 pequenas refeições, sendo 60% gordura, 35 proteínas e somente 25% de carboidratos. E, muito importante: só se deve comer quando estiver com fome. O exagero alimentar pode levar ao ganho de peso.

Após esse período, pode-se ingerir carboidratos aos fins de semana, invertendo as proporções, 65% gramas de carboidratos, 15% de proteína e 15% de gordura. Neste caso, não pense que poderá comer qualquer coisa. O ideal é consumir arroz, macarrão e batatas.


Alimentos mais consumidos

Na dieta é proibido qualquer tipo de adoçante artificial, podendo utilizar somente mel e outros adoçantes naturais, à base de plantas. Também é estimulado o consumo de carnes, vermelhas, peixes, frango, óleos, legumes e frutas de baixo índice glicêmico.


Pegadinhas da dieta anabólica

A dieta anabólica não é indicada para quem tem problemas cardíacos ou com colesterol alto devido ao alto teor de ingestão de gordura. Também há riscos de desenvolver diabetes e obesidade, caso a pessoa não siga à risca as indicações da dieta.


Como a maior parte da semana a alimentação é pobre em carboidratos é importante ingerir quantidade suficiente de gorduras.


Outro detalhe é que a dieta anabólica demora até um mês para surtir efeito. Então, segure o entusiasmo e converse com um profissional da sua confiança se realmente essa alimentação é para você.


Até a próxima publicação!


7 visualizações0 comentário