Buscar
  • dragisele

Cosméticos orais: beleza que vem de dentro para fora



Quem nunca ouviu falar que comer cenouras pode ajudar a conseguir um belo bronzeado?


Ou que alimentos ricos em Ômega-3, como peixes, nozes e linhaça, ajudam a dar aquele brilho no cabelo?


Pois é. A beleza não vem apenas de produtos de uso externo, como cremes, loções, géis e pomadas: Ela tem muito a ver com a questão nutricional. É esta a ideia que está por trás de um grupo de cosméticos que muitas pessoas ainda não conhecem: os cosméticos orais.

Beleza que vem de dentro


Os cosméticos orais, conhecidos também como nutricosméticos são, basicamente, cápsulas de suplementos alimentares, de uso oral, que trazem efeitos benéficos para a pele, os cabelos e as unhas.


Estas cápsulas podem trazer, em sua formulação, uma série de vitaminas, como A, E, e C, além de proteínas, óleos essenciais e outros possíveis componentes, como zinco, manganês, selênio e cromo.


São substâncias que podem promover a hidratação, regular a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce, e estimular a produção de fibras de elastina e colágeno na pele. Dentre os possíveis resultados, estão: pele mais firme, com aparência mais jovem e saudável, cabelos mais nutridos, e unhas mais fortes.


Acompanhamento profissional é essencial


Os potenciais estéticos dos nutricosméticos são realmente positivos, porém, tudo deve ser feito com cautela, e o acompanhamento médico é muito importante.


Por se tratar de um suplemento alimentar, a indicação de um cosmético oral dependerá muito de cada caso individual, e esta escolha deve ser feita por um profissional, a partir da identificação das deficiências nutricionais de cada pessoa.


Além disso, podem existir algumas contra-indicações, como por exemplo, possíveis alergias a componentes das cápsulas.


Sendo assim, é muito importante procurar um médico, para que possa ser feita uma avaliação personalizada, e para que os resultados possam ser acompanhados de perto.


15 visualizações0 comentário