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  • dragisele

Consumo de fibras e diabetes tipo 2: existe uma relação?



Uma alimentação rica em fibras é recomendada para todos nós, mas você sabia que ela pode ser especialmente benéfica pra quem tem diabetes tipo 2?


Pois é!


Vários estudos realizados com pacientes que têm diabetes mellitus tipo 2 indicam que o consumo de fibras auxilia no controle da glicemia pós-prandial! Para entender por que isso acontece é necessário saber um pouco mais sobre a função da insulina no nosso corpo.


O papel da insulina


Quando nos alimentamos, o nosso corpo digere os alimentos para obter glicose, que é a nossa principal fonte de energia. No entanto, a glicose precisa de ajuda para entrar nas células e aí entra a insulina: é este hormônio, produzido no pâncreas, que facilita esta passagem. Assim, após uma refeição, a concentração de glicose no sangue (glicemia) aumenta e a insulina é liberada para a corrente sanguínea, para levar a glicose para dentro das células.


O que é a diabetes tipo 2


Quando a produção de insulina se torna excessiva, os nossos órgãos podem se tornar resistentes a ela e demandar cada vez mais insulina para que ela seja efetiva. O hormônio produzido pode não ser mais suficiente e a glicose acaba ficando na corrente sanguínea. Nesta situação, em que o organismo já não consegue controlar a taxa de açúcar no sangue, a pessoa adquire diabetes tipo 2.


A diabetes tipo 2 é mais prevalente em adultos e está muito relacionada à obesidade. Mesmo sendo uma doença que não tem cura, a diabetes tipo 2 tem tratamento e, às vezes, a condição pode ser controlada através de uma rotina saudável, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos.


Como as fibras ajudam?


No quesito dieta equilibrada, as fibras desempenham um papel essencial. As fibras alimentares são partes dos vegetais que não são digeridas pelo nosso organismo, chegando intactas até o final deste processo. Sendo assim, elas não possuem valor nutricional, porém são benéficas de diversas formas, sendo essenciais, inclusive, para o bom funcionamento do intestino.


Falando especificamente no controle da diabetes tipo 2, elas auxiliam da seguinte forma: as fibras solúveis agem no metabolismo dos carboidratos, tornando o seu processo de absorção mais lento e, consequentemente, evitando picos de glicose e de insulina no sangue após as refeições. Além disso, as fibras dão maior sensação de saciedade e são grandes aliadas na manutenção do peso saudável, que também é essencial no controle da diabetes.


As fibras podem, então, ser grandes aliadas na luta contra a diabetes. No entanto, isso não significa que o consumo deve ser exagerado. Na verdade, não se deve fazer mudanças bruscas na alimentação sem a orientação de um profissional. Consulte seu nutricionista ou nutrólogo e converse com eles sobre possíveis mudanças alimentares.


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