Buscar
  • dragisele

Como diminuir a vontade de comer doce?


Você é daqueles que não pode ver um doce que já fica com água na boca? Se sim, é importante ficar atento à quantidade desse consumo para que não vire uma compulsão e passe a prejudicar sua saúde.

Neste texto, vou te contar como a adoção de alguns hábitos simples pode ajudar a diminuir a vontade de comer doces.

1 - Evite comer doces em jejum

O ideal é consumi-los após as refeições. Dessa forma, já saciado pelos alimentos, a tendência é que você coma uma menor quantidade de doces.

2 - Mantenha-se hidratado

Tomar água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Além disso, estar bem hidratado diminui a vontade de comer doces.

3 - Evite comer muito doce de uma só vez

A vontade de comer doce pode ser saciada com o consumo de uma pequena porção. Quanto mais você come, mais vontade tem de comer. O inverso também é verdadeiro, portanto, você pode diminuir as quantidades gradativamente, até que não tenha mais necessidade de comer!

4 - Aposte em alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e ao bem-estar. O consumo de alimentos ricos em triptofano diminui os níveis de estresse e ansiedade, podendo controlar a vontade de comer açúcar.

Confira alguns alimentos ricos em triptofano:

  • Peixes

  • Arroz integral

  • Queijo

  • Ovo

  • Amendoim

  • Castanhas

  • Banana

  • Abacate

5 - Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas estimula a produção de serotonina e endorfina, que são neurotransmissores ligados ao bem-estar. Eles contribuem para a redução do estresse e da ansiedade e promovem a mesma sensação causada pelo consumo de doces.

Vale destacar que fazer exercícios com frequência é fundamental para ter uma vida mais saudável.

6 - Invista em alimentos ricos em carboidratos complexos

O ideal é manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Por isso, evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples, como pães e massas, é muito importante. Isso porque a ingestão desse tipo de alimento aumenta a glicemia de maneira rápida, não mantendo a saciedade por muito tempo.

Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos complexos, como batata doce, lentilha e aveia, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados e proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo. O consumo deve ser feito em quantidades moderadas.

7 - Tente não pensar muito em doces

Ocupar a cabeça com outras coisas ajuda a controlar a vontade de comer doces. Evite assistir programas e vídeos que tenham receitas culinárias e instiguem o consumo desses alimentos.

Não dispense ajuda médica

Todas as dicas e informações deste texto ajudam a conter a vontade de comer doces. Mas, atenção, caso o consumo seja exagerado e sem controle, procure ajuda médica.

Só um especialista poderá te dar as orientações corretas para tratar o problema da melhor forma possível. Jamais tome medicamentos sem prescrição médica ou procure tratamentos em sites e redes sociais. OK?

Se tiver dúvidas sobre o assunto, será um prazer esclarecê-las. Entre em contato pelos telefones (31) 3646-0416 ou (31) 99780-1872 ou me mande uma mensagem pelas redes sociais.


55 visualizações0 comentário