Buscar
  • dragisele

Cientista afirma que é possível “desacelerar” o processo de envelhecimento

Sabemos que envelhecer é algo natural e inevitável. É assim que a grande maioria de nós encara os ciclos da vida. Entretanto, para o geneticista David Sinclair, pode ser possível "reprogramar" o corpo para garantir a longevidade e fazer com que a idade biológica seja mais jovem.


David Sinclair é pós-doutor pela Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos e está à frente de um laboratório na Universidade Harvard onde pesquisa por que envelhecemos.

Com base em seus estudos realizados por mais de duas décadas, ele acredita ser possível retardar o processo de envelhecimento com alguns hábitos simples para que tenhamos vidas mais longas e saudáveis.


Segundo o cientista, é fundamental mudar radicalmente a forma como enxergamos o envelhecimento: deveríamos vê-lo como uma condição que pode ser tratada ou curada e não como um processo comum e natural. Neste caso, o epigenoma, que compreende todos os compostos químicos que foram adicionados à totalidade do DNA (genoma), seria mutável.

A maneira como vivemos nossas vidas tem um impacto muito grande sobre a nossa saúde. Ao observar pessoas que vivem muito, cientistas descobriram que alguns hábitos como incluir o tipo de certo alimento na alimentação, comer menos calorias e com menor frequência e praticar exercício físico são essenciais para quem busca longevidade.


A razão pela qual os pesquisadores acreditam que esses hábitos de vida funcionam é justamente o potencial que essas intervenções têm de estimular as defesas naturais do corpo contra doenças.


Sensações como frio ou calor, ficar sem fôlego e estar com fome, são formas de ativar essas defesas. Na raiz dessas defesas, encontram-se um punhado de genes, e um conjunto deles controlam o epigenoma e são ativados pelo exercício e pela fome. A partir disso, surge o pensamento de que comer as coisas certas e fazer jejum podem desacelerar o relógio do envelhecimento.


Sinclair considera que em breve será possível fazer isso também com o uso de medicamentos que estão sendo testados para essa finalidade.


Cuidar da saúde pode fazer mais do que retardar o processo de envelhecimento. Pode até mesmo reverter os danos causados pelo tempo. Afinal, é comprovado cientificamente que manter uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios e praticar técnicas que permitam reduzir ou aliviar o estresse aumentam a vida útil das células.


Um padrão alimentar equilibrado garante melhor condição de saúde e contribui diretamente na prevenção e controle das principais doenças.


4 visualizações0 comentário