Buscar
  • dragisele

Cerca de 13 mil adultos morrem por ano no Brasil devido ao consumo excessivo de bebidas açucaradas


Você conhece os riscos que o consumo de bebidas açucaradas pode trazer para a sua saúde? Muita gente não pensa neles e abusa do consumo, por exemplo, de sucos prontos e refrigerantes.

Só para se ter uma ideia, dados do estudo internacional “O lado oculto das bebidas açucaradas: doenças, mortes e custos à saúde” apontaram que mais de 2,2 milhões de adultos brasileiros estão com obesidade ou sobrepeso devido ao consumo de bebidas açucaradas.

Além disso, a pesquisa, coordenada pelo Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS), mostrou que quase 13 mil adultos morrem por ano no Brasil devido ao consumo excessivo dessas bebidas.

O estudo “O lado oculto das bebidas açucaradas: doenças, mortes e custos à saúde” foi feito ao longo de 2020. O objetivo era estimar as cargas de doenças atribuíveis ao consumo de bebidas açucaradas em países da América Latina.

Os riscos das bebidas açucaradas para a saúde

Entre as bebidas açucaradas mais comuns podemos destacar os refrigerantes, os sucos de caixinha, os chás ultraprocessados e os milk shakes. Os autores de uma pesquisa da Universidade Sorbonne, na França, definiram a bebida açucarada como aquela que contém mais de 5% de açúcar.

De acordo com esse estudo, publicado no British Medical Journal e que acompanhou mais de 100 mil pessoas por cinco anos, as bebidas doces também estão associadas ao aumento no risco de câncer em 18%. Essa porcentagem diz respeito ao uso de 100 mililitros por dia.

Vale ressaltar que o consumo de bebidas açucaradas também aumenta as chances de outras doenças. A pesquisa "O lado oculto das bebidas açucaradas" mostrou que mais de 2 milhões de pessoas estão com sobrepeso e obesidade devido ao consumo dessas bebidas. Lembrando que o excesso de peso é fator de risco para problemas cardiovasculares e diabetes.

Diabetes e doenças cardiovasculares ligadas ao consumo de bebidas açucaradas

Segundo a pesquisa coordenada pela IECS, a cada ano, mais de 80 mil novos casos de diabetes tipo 2 são atribuíveis às bebidas açucaradas. E os dados só se tornam mais alarmantes ao apontar 5.179 mortes de pacientes.

Em relação a doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e cânceres, o número de indivíduos é superior a 323 mil associados ao consumo dessas bebidas, somente no Brasil.

Outro alerta importante é que as bebidas açucaradas são fatores de risco para a obesidade. No Brasil, do total de crianças com obesidade infantil, cerca de 10% dos casos são associados a esse consumo. Essa porcentagem representa quase 205 mil crianças.

Cuidados necessários com a saúde

Todos os dados e estudos apresentados neste texto são muito preocupantes. O cuidado com a saúde e com os alimentos consumidos é fundamental para evitar diversas doenças. Além disso, a realização de exames de rotina e consultas médicas frequentes ajudam nessa prevenção.

O açúcar é um dos vilões da alimentação e, quando consumido em excesso, traz muitos problemas para a vida do indivíduo. Por isso, converse com seu médico, esclareça dúvidas e entenda qual a melhor maneira de substituir as bebidas açucaradas do seu dia a dia.

Vale ressaltar, ainda, que os exercícios físicos também são aliados pois estimulam a produção de serotonina e endorfina, neurotransmissores ligados ao bem-estar. Eles contribuem para a redução do estresse e da ansiedade e promovem a mesma sensação causada pelo consumo de alimentos açucarados.

Há algum tempo, postei um texto aqui, no meu blog, sobre "Como diminuir a vontade de comer doce". Clique aqui e vai lá conferir as dicas.


16 visualizações0 comentário