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  • dragisele

Caminhada traz mais benefícios do que você imagina

Caminhar, além de ser algo prazeroso, traz inúmeros benefícios para a saúde. Sendo uma alternativa de baixo custo e simples de ser realizada, a atividade pode ser praticada a qualquer hora e em qualquer lugar. Se você prefere praticar esporte sozinho, por exemplo, a caminhada pode ser a sua atividade ideal. Realmente, ela é a atividade mais democrática de todas.

Estudos realizados mostram que essa forma de se exercitar apresenta muitas vantagens para a saúde física e mental, além de prevenir o surgimento de doenças. Atividades aeróbias como a caminhada têm a capacidade comprovada de prevenir também osteoporose, cânceres de ovário e de mama.

A caminhada também fortalece os músculos, ossos e articulações. Isso mesmo, os músculos das pernas e abdominais são treinados quando você caminha. A atividade melhora o condicionamento físico, ajuda na função cardiovascular, apresenta potencial de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de ser essencial para prevenir algumas doenças crônicas não transmissíveis. Segundo o “Walking for Health”, um relatório emitido pela Harvard Medical School, caminhar duas horas e meia por semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%.

Caminhar funciona como um ativador do cérebro: previne distúrbios do sono, ajuda a acalmar a ansiedade e melhorar o humor. Uma pesquisa americana realizada na University of Virginia indica ainda que andar diminui o risco de demência e doença de Alzheimer em idosos.

Os benefícios não acabam por aqui. Caminhar também tem benefícios estéticos. Se você deseja pernas e glúteos torneados, com a caminhada é possível perceber algumas mudanças no corpo.

Em resumo, a caminhada proporciona um hábito de vida mais saudável e ajuda a queimar gordura, auxiliando no processo de emagrecimento. Pequenas mudanças na rotina podem garantir melhoria na qualidade de vida.

Se você já tem o hábito de caminhar e pretende aumentar a intensidade, experimente intervalos, onde você alterna alguns minutos de caminhada tranquila com trotes mais intensos. Lembre-se que, antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, é fundamental consultar um especialista. Pare imediatamente caso sinta dor em alguma parte do corpo.

Uma dica importante: durante ou após a caminhada, é preciso manter a hidratação. Não se esqueça de tomar água!


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