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  • dragisele

Atividade física faz bem para corpo e mente

Normalmente, as pessoas associam a prática de atividade física à melhora do contorno corporal. A ciência, cada vez mais, comprova que os benefícios dos exercícios físicos vão muito além disso e eles precisam ser incluídos na nossa rotina o quanto antes.

Eu mesma, não abro mão dos meus treinos. É importante ignorar a preguiça e colocar a saúde na frente pois, para obter bons resultados, é preciso constância e consistência.

Para quem não é adepto, é bom repensar. Praticar atividade física regular é a chave para prevenção de doenças, melhora da saúde física e mental. Além disso, é fundamental para quem deseja eliminar aqueles quilos extras e chegar bem no verão.

Prevenção de doenças

Estima-se que, no Brasil, cerca de 22% da população adulta está obesa e mais de 96 milhões estão acima do peso. A obesidade é uma das principais portas de entrada para outras doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrose, artrite, câncer e outras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde é recomendável a prática regular de atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. Isso já seria suficiente para prevenir doenças. Estudos recentes, demonstraram que se exercitar ajuda a prevenir até sete tipos diferentes de câncer: cólon, mama, endométrio, rins, bexiga, esôfago e estômago. Além disso, os exercícios são grandes aliados no tratamento, recuperação e sobrevida de pacientes que estão em tratamento oncológico.

A falta de exercícios físicos pode levar ao acúmulo de gordura, desencadeando um processo inflamatório no corpo e facilitando o desenvolvimento do câncer. Em mulheres, esse aumento da gordura corporal pode ainda elevar o nível de estrógeno, aumentando significativamente o risco de tumores no endométrio e nas mamas.

Atividade física e saúde mental

A saúde mental também se beneficia da prática esportiva. Estudos sugerem que a atividade física pode ser uma válvula de escape eficiente para despejar a energia causada pelo estresse.

Praticar atividades que nos obrigue a sair da zona de conforto pode ser uma boa alternativa para aumentar a resistência mental. Exercícios ao ar livre, em contato com a natureza, despertam o sentimento de bem-estar e estimulam a capacidade curativa do organismo.


Uma pesquisa publicada pela revista Science revelou que atividade física também estimula a memória. Exercícios aeróbicos estimulam a cognição, retardando o risco de demência.

O prazer vem em primeiro lugar!

Bem, o que não faltam são motivos para se mexer. E você, pratica atividade física regularmente? Senão, é bom começar o quanto antes!

E para não ter mais desculpas, o primeiro passo é descobrir algo que goste. Pode ser que a primeira tentativa não seja bem-sucedida, mas não desista. Vá experimentando modalidades diferentes até se encontrar. O mais importante é manter a frequência, pelo menos 30 minutos diários.

Atualmente, temos à disposição uma série de programas de exercícios físicos, inclusive on-line, para quem não quer sair de casa ou tem pouco tempo.

Lembre-se o que você faz hoje, ajudará na sua saúde mais tarde. Vamos começar a cuidar mais de você? Se ficar alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer te ajudar nesse processo!

Até a próxima semana!


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